top of page

História da SOLAR

A SOLAR nasceu da necessidade de uma maior representatividade das sociedades de radioterapia da America Latina, principalmente em ações de desenvolvimento da especialidade na região, com demandas educacionais e de implementação de tecnologia. O contato entre as sociedades era feito através da industria e de contatos pessoais entre especialistas que se conheciam em eventos internacionais.

No ano de 2023 foi feito o primeiro encontro dos presidentes das Sociedades de Radioterapia na cidade do Rio Janeiro no Brasil, onde compartilhou-se experiências e particularidades nacionais da radioterapia na região.

Encontro de presidentes no rio de janeir
146a136a-b47f-485e-956e-b930cb7f7eb4.JPG

Desse encontro nasceu um compromisso do estudo de um modelo para criação de uma federação para trabalho cooperativo e enfrentamento de problemas para o desenvolvimento da especialidade. Os problemas e os desafios eram comuns aos diferentes países e o trabalho coordenado e colaborativo era a solução necessária.

As associações internacionais ASTRO, ESTRO e IAEA participaram do primeiro evento e vem também buscando oportunidades de trabalho e apoio a radioterapia na região.

 

Em 2024 ocorreu em Huatulco no Mexico a segunda reunião de presidentes. Alguns novos Presidentes por conta da conclusão dos mandatos de anteriores, que manitveram o compromisso de trabalho colaborativo. Um novo encontro de Presidentes está planejado para acontecer no Chile no primeiro semestre de 2026.

Huatulco Alberto Contreras (MEX) Claudia Carvajal (CHI) Gustavo Marta (BRA) Federico Maldonado (MEX).JPG
ICARO 4 Arthur Rosa (BRA) e Lina Loaiza (COL).JPG
uma de muitas reunioes online.JPG

Diversas reuniões online com a participação dos Presidentes vem se desenrolando mensalmente que culminou com a assinatura de um memorando de entendimento que normatiza o funcionamento da SOLAR e estabelece um modelo de trabalho por projetos.

Os projetos serão propostos e liderados pelas sociedades nacionais, que demandam apreciação do board de SOLAR para apoio em situações que fomentem o desenvolvimento da especialidade na America Latina.

Esses projetos podem ser técnicos, educacionais, de politicas publicas, de custeio e sustentabilidade, de advocacy ou de qualquer outra dimensão que tenha como nucleo a radioterapia.

MoU espanholportugues version final_Página_1.png
bottom of page